SALIMANGA
O duo
Salimanga é um duo de música instrumental autoral brasileiro formado por BC Araújo (violão) e Paulo Rogério (saxofone). Seu repertório é formado por composições próprias que misturam ritmos brasileiros como samba, choro, frevo e baião a ritmos latinos e jazz.
O nome Salimanga vem da junção de duas palavras - sal e manga - que representam uma inusitada mistura de sabores tipicamente brasileira, sofisticada e simples ao mesmo tempo.
O duo foi formado em 2013, quando BC e Paulo Rogério - ex-guitarrista e saxofonista tenor do Móveis Coloniais de Acaju, respectivamente - resolveram dar vida a seus temas instrumentais com suas cordas e madeiras.
O álbum de estreia, “Quase treze”, teve a direção musical do saxofonista Sérgio Galvão e priorizou a espontaneidade dos instrumentistas para dar voz aos temas nele inseridos. O nome do disco veio de uma brincadeira com uma música que trabalha uma harmonia quartal em um compasso ternário, com momentos de 5/4. A soma dos números é 3,4 e 5 é 12, ou seja, ”Quase treze”.
Por este álbum, o duo foi premiado na categoria “melhores instrumentistas” no prêmio “Melhores da Música Brasileira”, ao lado de nomes como Yamandú Costa, Gilson Peranzeta, Rogério Caetano e Eduardo Neves e outros grandes nomes.